É embaraçoso para quem fala e para quem ouve! Conheça um pouco mais esta dificuldade que afeta cerca de 100 mil pessoas apenas em Portugal e que pode tornar o simples ato de pedir um café um verdadeiro desafio.
A 22 de outubro de 1998 surge o Dia Internacional de Consciencialização para a Gaguez e celebra-se um pouco por todo o mundo com o objetivo de sensibilizar e consciencializar a sociedade para as questões relacionadas com a gaguez e com as dificuldades vividas diariamente pelas pessoas com gaguez.
Em termos clínicos, gaguez é uma perturbação da comunicação que se manifesta sobretudo pela dificuldade em falar fluentemente, ou seja, em falar facilmente sem esforço (Associação Portuguesa de Gagos).
Acredita-se que não há um único fator causador da gaguez, sendo antes o resultado da interação entre diversas causas, quer sejam de origem neurológica, fisiológica, psicológica, hereditária, linguística ou relacionais.
Mas há que distinguir a gaguez da denominada disfluência normal do desenvolvimento que ocorre entre os 2 e os 4 anos de idade, período em que a linguagem se está a desenvolver a um enorme ritmo originando situações de disfluência similares às da gaguez.
O Terapeuta da Fala é o profissional que pode ajudá-lo a esclarecer estas e outras questões relacionadas com a gaguez.
Alguns sinais de alerta a que convém estar atento na criança são:
- Tensão e esforço ao falar
- Sintomas há mais de 6 meses
- Aumento progressivo dos sintomas
- Consciência destas dificuldades
- Outras dificuldades de fala ou de linguagem.
Catarina Olim, Helena Ribeiro, Sónia Lima, Terapeutas da Fala Da Arte e Fala, em Parceria com o Grupo One Clinics
Adicionar comentário