Relação da Terapia da Fala na recuperação da Esclerose Múltipla

A esclerose Múltipla (EM) caracteriza-se como uma doença neurológica crónica, auto-imune, que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC) e não apresenta uma causa conhecida. Nesta doença a bainha que reveste as fibras nervosas das células existentes no SN, chamada de mielina é destruída, isto condiciona a comunicação do cérebro com o corpo. A sintomatologia é diferenciada dependendo do local da lesão do sistema nervoso central e a sua evolução é variável. Em Portugal cerca de 8000 indivíduos apresentam Esclerose Múltipla, sendo esta mais prevalecente no sexo feminino e em idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos. (SPEM, s.d)

A nível da terapia da fala os indivíduos com esta patologia podem apresentar alterações na articulação (dificuldade na produção dos sons da fala), deglutição (dificuldade na mastigação e engasgo frequentes) e voz (cansaço ao falar, esforço, falhas na voz).  O terapeuta da fala constitui-se com sendo o profissional competente para avaliar e tratar estas alterações sendo que a terapia terá como objetivos melhorar as áreas afetadas, tendo por base a promoção da qualidade de vida e autonomia dos indivíduos.

SPEM. (s.d). O que é?. Retirado de https://spem.pt/esclerose-multipla/

Catarina Olim e Helena Ribeiro, Terapeutas da Fala Grupo One Clinics

Adicionar comentário

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed