Fisioterapia.pt

Pilates Clínico e o Combate ao Sedentarismo na 3ªIdade

Nos últimos anos a população idosa tem vindo a aumentar de forma significativa comparativamente com a população mais jovem. Em 2018 alcançámos um índice de envelhecimento de 157,4%, o que significa que existia mais 57,4% de idosos (>65 anos) comparativamente com os jovens ( <15 anos).

São muitos os idosos que passam o dia sentados em casa ou no café, sem proporcionarem ao corpo movimento importante para o ser humano. Esta falta de movimento chamada de sedentarismo deve ser combatida com o objetivo de promover o bem-estar de todos os idosos.

Existem variadas alterações físicas que são frequentes na população mais idosa, como a fraqueza muscular, a rigidez articular, os desequilíbrios, as patologias cardíacas e respiratórias, alterações de concentração, tornando esta população uma população de risco. No entanto é possível controlar e melhorar todas estas alterações com a realização de atividade física.

Felizmente existem cada vez mais atividades organizadas pelas juntas de freguesia, clínicas ou mesmo ginásios que procura promover um estilo de vida mais ativo para a população idosa através de aulas de exercício físico, passeios e visitas com contexto histórico, entre muitas outras.

O pilates clínico enquadra-se perfeitamente nas atividades atrás referidas devido ao facto de ser um método de treino de baixo impacto, em ambiente controlado e acima de tudo acompanhado por um profissional de saúde certificado.

São vários os benefícios que o pilates clínico promove:

  • Melhoria da mobilidade articular;
  • Melhoria da força muscular;
  • Melhoria do equilíbrio e postura;
  • Ajuda no controlo das doenças cardiorrespiratórias;
  • Melhoria da tolerância ao esforço;
  • Diminuição do risco de queda;
  • Melhoria do desempenho das atividades do dia-a-dia (calçar, vestir, levantar da cadeira, etc.)

Durante as aulas são tomadas medidas de segurança de forma a que o utente esteja sempre confortável e confiante na realização dos exercícios. Estas medidas são também adaptadas a cada um dos pacientes, uma vez que cada pessoa é única.

Com cada aula pretendemos melhorar as capacidades físicas de cada um, ajudando a aumentar a independência nas suas atividades do dia-a-dia e acima de tudo a segurança, levando a uma melhoria do seu bem-estar geral.

Aqui ficam alguns dos exercícios realizados nas aulas:

Referências bibliográficas
– Heseltine, R., Skelton, D.A., Kendrick, D. et al. “Keeping Moving”: factors associated with sedentary behaviour among older people recruited to an exercise promotion trial in general practice. BMC Fam Pract 16, 67 (2015).
– Thibaud, M., Bloch, F., Tournoux-Facon, C. et al. Impact of physical activity and sedentary behaviour on fall risks in older people: a systematic review and meta-analysis of observational studies. Eur Rev Aging Phys Act 9, 5–15 (2012).
– Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física – SNS

 

Fisioterapeuta Marta Gonçalves | One Clinics Oeiras

Adicionar comentário

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed