Pilates Clínico e a Lombalgia

O que é uma Lombalgia?

Lombalgia, ou mais conhecida por dor lombar é um sintoma bastante conhecido por grande parte da população portuguesa. Tal como o nome diz refere-se a uma dor na região lombar, geralmente entre as últimas costelas e as pregas glúteas. Pode ainda ser representada por uma dor irradiada ao longo de um dos membros inferiores.

As causas para o aparecimento deste sintoma são diversas podendo variar desde condições com indicação cirúrgica, ou com indicação para tratamento conservador (fisioterapia), no entanto em ambos os casos o pilates clínico pode ser um aliado à recuperação do paciente.

Como entra o Pilates Clínico na reabilitação?

No caso do tratamento conservador, o primeiro objetivo será diminuir as queixas dolorosas e as limitações físicas por elas causadas. Posteriormente será iniciado o fortalecimento muscular específico para a musculatura mais profunda do core, e é aqui que entra o pilates clínico.

Sendo o pilates clínico um método de treino de baixo impacto, com foco nos músculos mais profundos das articulações, especialmente da coluna vertebral, e associado a um bom controlo da respiração e da concentração, é evidente o porquê de ser um excelente complemento ao plano de reabilitação do paciente.

O ensino da correta ativação e consequente fortalecimento do pavimento pélvico, transverso do abdómen, multífidos e diafragma, é essencial para uma maior proteção da coluna vertebral em movimentos de grande esforço, de impacto ou inesperados. Este ensino pode e deve ser realizado também em casos com indicação cirúrgica que aguardam cirurgia, portanto, na fase de pré-cirurgia.

No caso dos pacientes submetidos a cirurgia, a intervenção é feita de acordo com o protocolo de cada cirurgia, sendo possível introduzir o pilates clínico a partir da 1ª semana de pós-cirurgia.  São respeitadas todas as fases do protocolo da cirurgia assim como os sintomas do paciente.

A importância do pilates clínico pré-cirurgia revela ter uma grande importância, uma vez que na fase de pós-cirurgia o paciente já saberá ativar os músculos de forma correta e desta forma atingir os objetivos com maior facilidade e conforto. Ao longo da recuperação são feitos exercícios com o objetivo de normalizar o padrão de marcha, trabalhar a mobilidade da coluna vertebral, fortalecer a musculatura sacroilíaca, e posteriormente iniciar a introdução à prática desportiva como a corrida.

Tal como na fisioterapia, o objetivo do pilates clínico é ajudar a que o paciente seja capaz de realizar a sua vida normalmente sem presença de queixas, melhorando desta forma a sua qualidade de vida e estado emocional.

Exercícios de Pilates Clínico

Aqui ficam alguns exercícios básicos, que são utilizados na recuperação de uma lombalgia:

Referências:

– Hides JA, Jull GA, Richardson CA. Long term efects of Specific stabilising exercises for first episode low back pain. Spine 2001 June 26 (11) e243 – e248

-O’Sullivan O. Lumbar Segmental Instability: A clinical Perspective and Specific Stability Exercise Management. J of Manual Theraphy 2000 Feb (1) 2 – 12

-APPI Health Group. Matwork Level 1 – The Foundation

Fisioterapeuta Marta Gonçalves | One Clinics Oeiras

Adicionar comentário

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed