O Método Mézières, da autoria de Françoise Mézières, é uma técnica de reeducação postural. Como tal, destina-se a corrigir deformidades fazendo uso do conceito de cadeias musculares, descrito por autores como Philippe Souchard ou Leopold Busquet, para abranger o corpo de forma global.
Desta forma é possível intervir em patologias que se traduzem em alterações posturais (e.x.: escolioses) ajudando a prevenir e tratar as mesmas, oferecendo uma aumento da mobilidade geral e diminuição de cinto, mas resultando na melhoria da qualidade de vida. A técnica também apresenta benefícios estéticos e contribui para o bem estar do indivíduo.
O Método Mézières defende que “O que é belo funciona bem”e que as deformidades posturas são geradas por um excesso de activação muscular, principalmente das cadeias musculares posteriores, e propõe-se a alcançar harmonia muscular diminuindo deformidades como: lordoses, rotações e bloqueios diafragmáticos.
Françoise Mézières observou que a musculatura posterior dos nossos corpos se comporta como um só, desde a cabeça até aos pés, e que responde à presença de dor aumentando a sua tensão o que vai desequilibrar a harmonia de tensão entre as nossas cadeias musculares.
Mézieres distingue-se dos outros autores na forma como pretende resolver este desequilíbrio: promovendo um alongamento e relaxamento das cadeias musculares posteriores ao invés de fortalecer as cadeias musculares anteriores,permitindo ao nosso corpo voltar à sua forma natural.
Bibliografia
- Mézières F. La gymnastique statique.Paris,Vuibert, 1947
- Mézières F. La révolution engymnastique orthopédique.Paris,Vuibert, 1949
- Souchard P. Le champs clos.Paris, Maloine, 1981
- Mézières F. Originalité de la méthode Mézières. Paris,Maloine, 1984
- Busquet L. Les chaînes musculaires. Kine Plus 1996, 57, 19-25
Fisioterapeuta Nuno Magalhães
One Clinics Oeiras
Adicionar comentário