A dislexia apresenta origem neurobiológica, e caracteriza-se como uma perturbação especifica da aprendizagem. Nesta patologia são evidenciadas dificuldades na leitura de palavras devido a alterações na precisão e ritmo e ainda uma baixa competência leitora e ortográfica, demostrando défice fonológico. O diagnóstico definitivo de dislexia só pode ser feito a partir do 2º ano de escolaridade através de uma avaliação multidisciplinar (Rombert, 2013).
Sinais de Alerta:
- Demostrar dificuldades na aprendizagem e memorização das letras;
- Mostrar dificuldades na compreensão de textos devido ao baixo desempenho na leitura.
- Demostrar uma velocidade leitora abaixo do esperado, necessitando por vezes de realizar uma leitura prévia;
- Apresentar muitos erros ortográficos;
- Demorar muito tempo na realização dos trabalhos de casa;
- Dificuldades na evocação de palavras (dizer os nomes de animais que conhece);
- Dificuldade na reprodução de histórias;
A intervenção em terapia da fala focar-se-á nas dificuldades apresentadas pela criança, nomeadamente a nível da linguagem, de forma a aumentar o léxico ou vocabulário e simultaneamente na consciência fonológica, na velocidade de leitura e na compreensão da leitura e da escrita, sendo desenvolvidas estratégias para que sejam perpetuadas as aprendizagem que serão adquiridas, deste modo os pais/cuidadores e os professores assumem um papel fundamental durante o processo de intervenção.
Dia Mundial da Dislexia. IN Rombert, J. (2013). O gato comeu-te a língua? Lisboa: A Esfera dos Livros.
Catarina Olim, Helena Ribeiro, Sónia Lima, Terapeutas da Fala Da Arte e Fala, em Parceria com o Grupo One Clinics
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