Fisioterapia.pt

Autismo

O autismo ou perturbação do espetro do autismo (PEA), manifesta-se precocemente durante a infância, no qual a criança apresenta dificuldades a nível da comunicação e interação social, demostrando comportamentos, interesses e/ou atividades repetitivos e estereotipados, que variam de manifestações mais ou menos severas com necessidade de apoio (APA, 2013).

Segundo a OMS esta patologia afeta 1 em cada 160 crianças e é mais frequente nos rapazes comparativamente às raparigas. O seu diagnóstico é realizado, normalmente, entre os 2, 3 anos, por uma equipa multidisciplinar, no entanto quanto mais precoce for mais probabilidades existem para melhorar as capacidades a nível da linguagem e do comportamento.

Com referido a sua sintomatologia está presente desde cedo, no entanto por vezes pode se tornar despercebida, começando-se a tornar evidente quando determinadas capacidades não se desenvolvem na idade esperada, como por exemplo a linguagem.

Deste modo, estas crianças exibem:

  • Interação social à Dificuldade em manter contacto visual e na interação com os pares (Lima,2012).
  • Comunicação à Atraso ou ausência do desenvolvimento da linguagem oral, dificuldade em iniciar e manter um diálogo, utilização de uma linguagem repetitiva e muitas vezes fora do contexto, dificuldades no jogo simbólico (faz-de-conta) (Lima,2012).
  • Comportamento à As atividades e os interesses são restritos, demonstrando repetição de comportamentos (atípicos – abanar de mãos e braços), dificuldade na mudança de rotinas (Lima,2012).

 

Bibliografia
APA. (2013). Autism Spectrum Disorder – DSM5: Autism Spectrum Disorder Facts Sheet . (A. P. Publishing, Editor) Obtido em 3 de Maio de 2016, de American Psychiatric Association: https://www.psychiatry.org/psychiatrists/practice/dsm/dsm-5
Lima, C., B. (2012). Perturbações do Espetro do Autismo: Manual prático de intervenção. Lisboa: Lidel.

 

Catarina Olim e Helena Ribeiro, Terapeutas da Fala Grupo One Clinics

Adicionar comentário

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed