- Inspirar pelo nariz e expirar pela boca;
- Quando respiramos é a nossa barriga que deve aumentar e diminuir;
- Na realização dos exercícios devemos estar sentados numa posição adequada;
- Inspirar e fazer o som /s/, /z/, /f/, /v/ enquanto se expira (inspirar – /ssssssssssss/);
Segundo o SNS a asma é uma doença respiratória crónica, que não apresenta cura, mas pode ser controlada, sendo mais prevalecente nas crianças, no entanto afeta também os adultos (SNS, 2020). Observa-se a sintomatologia de tosse seca, dificuldades em respirar e/ou aperto no peito. O Inquérito Nacional de Prevalência da asma afirma que cerca de 700 mil de portugueses são afetados por esta doença, sendo que apenas 57% tem a doença controlada (DGS, 2010).
A terapia da fala não é muito comum nestas casos, no entanto pode ser benéfica para trabalhar efeitos ligados à respiração, consciencializar a criança ou adulto sobre a respiração oral e nasal, no caso de existirem alterações a nível das estruturas orofaciais que se traduzam em alterações na produção dos sons da fala o papel do terapeuta da fala baseia-se em verificar quais as alterações evidenciadas de forma a que sejam intervencionadas.
Dicas para trabalhar a respiração em casa:
DGS. (2010). I Inquérito Nacional de Prevalência sobre Asma. https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/sumario-do-inquerito-nacional-de-controlo-da-asma-pdf.aspx
SNS. (2020). Dia Mundial da Asma. Retirado de https://www.sns.gov.pt/noticias/2019/05/06/dia-mundial-da-asma-3/
Catarina Olim e Helena Ribeiro, Terapeutas da Fala Grupo One Clinics
Adicionar comentário