Ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas.

Dor nas costas – Tratamento

Tratamentos para dor nas costas variam dependendo de quanto tempo você vem sentido a dor, quão severa ela é, e suas necessidades e preferencias individuais.

Dor recente

Inicialmente, dor nas costas é tratada com analgésicos em venda livre e tratamentos caseiros. A maioria das pessoas sentirão uma melhoria significativa dos sintomas dentro de seis semanas.

Continue se movimentando

No passado, pensávamos que o repouso ajudaria na recuperação de problemas na coluna, mas já é reconhecido que pessoas que continuam ativas tem maior probabilidade de se recuperarem mais rápido. Isso pode ser difícil no inicio se a dor for severa, mas tente se movimentar o quanto antes e vise fazer mais a cada dia. Essa atividade pode variar desde caminhar dentro de casa até uma caminhada à lojas na vizinhança. Você terá que aceitar um certo nível de desconforto, mas evite qualquer coisa que provoque muita dor. Não há necessidade de esperar até que esteja completamente livre da dor antes de voltar ao trabalho. Voltar a trabalhar lhe ajudará a restabelecer um padrão normal de atividade, o que pode lhe distrair da dor.

Analgésicos

O paracetamol é eficaz no tratamento da maioria dos casos de dor nas costas, apesar de algumas pessoas acharem remédios anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), tais como o ibuprofeno, mais eficazes. Um analgésico mais forte, tal como codeína, também é uma opção por vezes indicada junto ao paracetamol. Analgésicos podem ter efeitos colaterais, alguns podem ser viciantes, e outros podem não ser adequados, dependendo de sua saúde e história médica. Por exemplo, o uso a longo prazo de AINEs pode afetar o funcionamento dos seus rins. Seu farmacêutico ou clínico geral será capaz de lhe orientar sobre o tipo de medicamento mais adequado para você. Se medicamentos em venda livre não estão controlando sua dor, o seu médico poderá prescrever algo mais forte. Ele também poderá recomendar um relaxante muscular como diazepam se você sofre de espasmos musculares nas costas. Leia mais sobre os medicamentos para a dor nas costas.

Tratamentos de calor e frio

Algumas pessoas pensam que o calor - por exemplo, um banho quente ou uma garrafa de água quente colocada sobre a área afetada, ajuda a aliviar a dor. O frio, como uma bolsa de gelo ou um saco de legumes congelados colocado sobre a área dolorida, também pode ser eficaz. Mas não coloque o gelo diretamente sobre a pele porque isso pode causar uma queimadura fria. Enrole a bolsa de gelo ou saco de legumes congelados em um pano antes de colocá-los sobre sua pele. Outra opção é alternar entre o calor e o frio usando balsas de gelo e uma garrafa de água quente. Maços de compressão quentes e frios podem ser comprados na maioria das farmácias.

Relaxe e mantenha uma atitude positiva

Tentar relaxar é uma parte crucial do alivio de dor porque a tensão muscular provocada pela preocupação com sua condição pode piorar as coisas. Leia mais sobre dicas de relaxamento para aliviar o stress. Embora possa ser difícil, também é importante se manter otimista e reconhecer que a sua dor deverá melhorar, porque pessoas que conseguem permanecer positivas apesar da dor tendem a se recuperarem mais rapidamente.

Mudar a posição em que você dorme

Alterar a posição em que você dorme pode tirar um pouco de pressão das suas costas e aliviar a dor. Se você dorme de lado, curve suas pernas ligeiramente em direção ao seu peito e coloque um travesseiro entre elas. Se você dorme de barriga para cima, colocar um travesseiro sob seus joelhos ajudará a manter a curva natural de sua coluna inferior.

Exercício e estilo de vida

Tente eliminar as causas de sua dor para evitar novos episódios. As causas mais comuns incluem excesso de peso, má postura, e estresse. O exercício físico regular e estar ativo diariamente ajudará a manter sua coluna forte e saudável. Atividades como a caminhada, natação e yoga são escolhas populares. O importante é escolher uma atividade agradável da qual você pode se beneficiar sem sentir dor.

Dor nas costas crônica

Se você já sente dor nas costas há mais de seis semanas (prazo para que ela seja considerada crônica), seu clínico geral lhe aconselhará sobre quais analgésicos você deve tomar e poderá recomendar:

Estes tratamentos são frequentemente eficazes para as pessoas cuja dor nas costas está seriamente afetando sua capacidade de realizar atividades diárias e que se sentem angustiadas e precisam de assistência para lidar com isso. Há também evidências de que a terapia chamada de técnica do Alexander pode ajudar pessoas com dor crônica, embora o Instituto Nacional de Excelência na Saúde e Assistência (NICE, na sigla em inglês) não recomende este tratamento. Alguns dos outros tratamentos que podem ser recomendados estão descritos abaixo.

Antidepressivos

Se analgésicos não lhe ajudarem, podem ser prescritos para você antidepressivos tricíclicos (ATCs) como a amitriptilina. ATCs foram feitos para tratar a depressão, mas também são eficazes no tratamento de alguns casos de dor persistente. Se você for prescrito um ATC para o tratamento de dor lombar persistente, é provável que a dose seja muito pequena. Para mais informações, veja medicações para a dor nas costas.

Orientação

Se os tratamentos descritos acima não forem eficazes, você pode ser oferecido terapia psicológica para lhe ajudar a lidar com sua condição. Apesar da dor nas costas ser muito real, o modo como você pensa e se sente sobre sua condição pode piorar a situação. Terapias como a cognitiva-comportamental (TCC) podem lhe ajudar a gerenciar sua dor nas costas de maneira mais eficaz, mudando a forma como você pensa sobre sua condição.

Clínicas de dor

Se você tiver dor crônica, você pode ser autorizada a participar de uma clínica de dor especializada. Clínicas de dor ajudam as pessoas a gerirem sua dor e fornecem conselhos sobre coisas como o aumento do seu nível de atividade e como ter uma melhor qualidade de vida, apesar da dor. Seu programa pode envolver uma mistura de terapia em grupo, exercícios, relaxamento e educação sobre a dor e a psicologia da dor.

Cirurgia

Cirurgia para dor na coluna normalmente só é recomendada quando todas as outras opções de tratamento falharam ou se sua dor nas costas é tão grave que você é incapaz de dormir ou realizar suas atividades diárias. O tipo de cirurgia adequada para você dependerá do tipo de dor nas costas que você sente e sua causa. Dois procedimentos às vezes realizados são:

Estes procedimentos podem ajudar a reduzir a dor causada por nervos comprimidos em sua coluna, mas eles nem sempre são bem sucedidos e você ainda pode sentir algumas dores depois. Tal como em todos os tipos de procedimentos cirúrgicos, estas operações também implicam um risco de complicações potencialmente graves. Em alguns casos, os nervos da coluna vertebral próximos podem ser danificados, o que resulta em problemas como dormência ou fraqueza, de parte de uma ou ambas as pernas ou, em casos raros, algum grau de paralisia.

Antes de concordar em se submeter à cirurgia, você deve discutir plenamente sobre os riscos e benefícios com o seu cirurgião.