Fisioterapia.pt

Ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas.

Como funciona a fisioterapia?

O objetivo da fisioterapia é ajudar a restaurar a movimentação e função normal do corpo em casos de doenças, lesões, ou deficiências. Assim como tratar problemas específicos, seu fisioterapeuta também pode sugerir maneiras de melhorar seu bem-estar em geral – por exemplo, fazendo exercícios regularmente e mantendo um peso saudável para a sua altura e constituição física. Fisioterapeutas fazem uma abordagem holística, avaliando o corpo por inteiro ao invés de focar nos fatores individuais de uma lesão ou doença. A pessoa sob cuidados está diretamente envolvida em seu tratamento. Por exemplo, dor nas costas pode seu causado por várias coisas diferentes, incluindo:

Um fisioterapeuta irá considerar sua situação individual. Assim como tratar o problema, eles também podem sugerir coisas que você pode fazer diariamente para ajudar aliviar dor e desconforto. Eles também podem lhe oferecer conselhos sobre como prevenir a recorrência da lesão. Por exemplo, se você sente dor lombar, manter uma boa postura e fazer exercícios de estabilidade do seu “centro” para fortificar os músculos do seu estômago e região lombar podem ajudar.

Leia mais sobre como tratar dor nas costas.