Ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas.

Abordagens terapêuticas

Fisioterapeutas utilizam uma gama de abordagens e técnicas de tratamento. Alguns estão descritos abaixo.

Movimento e exercício

Fisioterapeutas usam exercícios terapêuticos feitos para melhorar a mobilidade e fortificar a área afetada do corpo. Eles precisam ser repetidos regularmente, geralmente diariamente, durante uma certa quantidade de semanas. Assim como exercícios específicos, atividades suaves como caminhar ou nadar podem ser recomendadas se você estiver se recuperando de uma operação ou lesão de esporte que afetou sua mobilidade. Para alguém com problemas de mobilidade causados por doenças como o AVC, um fisioterapeuta pode sugerir exercícios específicos que tem como alvo a área afetada do corpo. Por exemplo, estudos mostram que a terapia “circuit class” é um método efetivo de reabilitação após um AVC. Comparado com outros tipos de exercício, ele pode melhorar a capacidade de uma pessoa de andar mais longe por mais tempo e mais rapidamente, bem como ajudar no equilíbrio. Também há forte indícios de que a atividade física pode ajudar a prevenir e lidar com mais de 20 tipos diferentes de doenças. Por exemplo, adultos fisicamente ativos correm um risco significativamente menor (até 50%) de desenvolver condições graves de saúde, como doença coronariana, AVC, diabetes e câncer.

Técnicas de terapia manual

A terapia manual utiliza técnicas de tratamento do estilo “mão na massa” para mobilizar articulações e tecidos moles. É adequado para a maioria das pessoas e pode seu usado para:

Também há evidências de que a terapia manual é benéfica no tratamento de alguns tipos de doenças musculoesqueléticas, tais como dor crônica nas costas (em que a dor persiste por mais de seis semanas). Em alguns casos, técnicas de massagem também podem ser utilizadas como parte de um programa de tratamento. As evidências sugerem que massagens podem ser úteis no tratamento de uma série de doenças, incluindo a redução de alguns dos sintomas do câncer e os efeitos colaterais do tratamento para o câncer. Um estudo realizado em 2009 observou os efeitos da massagem terapêutica na qualidade de vida de pessoas sob tratamento para o câncer de mama.

Os resultados mostraram que a massagem terapêutica é potencialmente benéfica como instrumento para a melhoria os efeitos do tratamento para o câncer de mama, reduzindo os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia. Também teve um efeito positivo sobre a qualidade de vida perceptível.

Outras técnicas

Outas técnicas que ajudam a aliviar dor e promover a recuperação estão descritas abaixo:

Evidencias científicas para apoiar os tratamentos acima são limitadas atualmente. Por exemplo, não há evidencia concreta suficiente para dizer com certeza se a TENS é um método confiável de alívio da dor. Algumas pessoas tem relatado que a TENS funcionou para eles, mas parece depender da condição e do individuo. Não é adequada para pessoas com um marca-passo ou outro tipo de implante eletrônico.

Terapia aquática (hidroterapia)

Terapia aquática é um tipo de fisioterapia realizada em água – geralmente, numa piscina rasa e aquecida ou numa piscina especial de hidroterapia. É frequentemente usada com crianças e adultos que possuem deficiências físicas ou de aprendizagem. Terapia aquática pode melhorar a circulação sanguínea, aliviar dor e relaxar os músculos. Também pode ajudar com a mobilidade, pois atividades que não são possíveis serem feitas na terra podem ser feitas na água. Exercícios contra a resistência da agua e exercícios dinâmicos dentro d’água também podem fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio e a coordenação.